Sobre a Aldeia

História

Tudo começou há 21 anos, quando o jovem Elias José Cagnoni, aos 26 anos, reunia-se todas as segundas-feiras com 4 amigos para o estudo do Evangelho no Lar e orações pelos doentes, em sua kitnet de 25 metros2 .. Em um desses encontros, Elias incorporou o Caboclo da Mata, que falou aos presentes, na sua simplicidade, a respeito de assuntos ligados à espiritualidade e se dirigiu ao grupo referindo-se sempre à “nossa Aldeia”. Quando deram por si, 25 pessoas se reuniam naquele pequeno espaço. Foi preciso, então, procurar um novo local para as reuniões e surgiu, assim, a Aldeia da Mata, em 1998, na Rua Guaianazes, esquina coma a Alameda Eduardo Prado, no bairro Campos Elíseos.

Pela necessidade de legalização do espaço, como religião, ele foi registrado sob o nome Templo de Umbanda Caboclo da Mata, com reconhecimento oficial da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, presidida pelo renomado babalorixá Pai Jamil Rachid. Legalmente, o Templo é presidido pelo sacerdote Elias José Cagnoni. O local ficou consagrado popularmente como Aldeia da Mata, como sempre carinhosamente se referia o Caboclo da Mata.

Em 2002, o espaço já não comportava mais a quantidade de pessoas nos trabalhos espirituais. Foi então alugado o imóvel onde está até hoje, na Alameda Eduardo Prado, 254. Atualmente, o terreiro recebe cerca de mil pessoas, semanalmente, que participam dos trabalhos espirituais, além dos diversos cursos que o espaço oferece, como Reiki, Numerologia, Tarô, Animal de Poder, Baralho Cigano, entre outros, os quais levam o participante ao encontro de si mesmo, do Eu Interior, pelo autoconhecimento.

Os trabalhos espirituais seguem a cada dia, dentro dos princípios fundamentais da Umbanda, Amor e Caridade, estabelecidos pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através do fundador da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes. Por isso, o templo também incentiva as pessoas ao exercício da caridade aos menos favorecidos. Entre as ações sociais, estão visitas sociais periódicas a instituições de idosos e crianças carentes, o “Chocolate Quente”, com distribuição de leite com chocolate, pão, roupas, calçados e cobertores para pessoas em situação de rua, na região central de São Paulo.

Pic 01

Falange Protetora Aldeia da Mata

Nosso centro situa-se na Alameda Eduardo Prado, 254 - Campos Elíseos

Pic 02

Roça do Caboclo

Roça do Caboclo. R 5 - ETN DIORY 170 - CEP 13240000 - JARINU - SP .